Conselho de amiga - Mulan



“A flor que desabrocha na adversidade é a mais rara e bela de todas.”

Mulan é um filme da Disney de 1998, inspirado na lenda chinesa de Hua Mulan.

No filme, Mulan finge ser um homem e arrisca sua vida para ocupar o lugar do seu pai durante um recrutamento para combater o exercito Huno e acaba aprendendo muitas lições de coragem, honra e amor.

Mulan é uma personagem atípica em filmes da Disney, um personagem feminino, rebelde e que desafia as regras para mostrar que qualquer um pode fazer o que quiser.

Qual a mensagem podemos tirar desse filme?

Logo no começo, Mulan inicia a sua jornada com a musica “A Imagem de Quem Sou”, que demonstra a preocupação de saber quando ela descobrirá quem ela realmente é e quando irá descobrir em que ela realmente é boa.

Na época em que o filme se passa, o dever das mulheres é voltado para encontrar um bom marido, ser uma boa dona de casa e honrar sua família. Nesse quesito, Mulan se encontra “atrasada”, todas as moças na idade dela já iam casar, seguir o papel feminino imposto pela sociedade e ela era a única que não se adequava a esses padrões por ter outros desejos e sonhos.

E o que podemos aprender com isso?

Nos dias de hoje nos deparamos com diversos padrões impostos pela sociedade e por diversas vezes seguir esse padrão parece ser a única forma de nos tornarmos alguém na vida.

Mas acredite ser diferente, não se encaixar nesses padrões e querer algo diferente para sua vida é normal.

Definir o que ou quem você quer ser na vida é muito difícil.

Vamos pegar um exemplo prático?

17/18 anos, pré-vestibular, muitas das vezes você ainda nem se encontrou no mundo e precisa definir ali o que quer fazer para o resto da vida.

Parece meio assustador, né?

Principalmente se todos os seus amigos já decidiram que querem ser médicos, engenheiros, advogados e você ainda não tem certeza.

Até que chega o ponto em que você precisa decidir e opta por Abraçoterapia*, você entra na faculdade, começa a fazer um monte de matérias e descobre que não era isso o que você queria. E agora? O que eu faço?


Ou então você descobre que aquele curso era tudo o que você sempre sonhou, mas que por algum motivo os seus amigos estão avançando na faculdade e se formando mais rápido que você, a pressão das pessoas a sua volta começa a acontecer e você não sabe o que fazer.

Até mesmo no bethel, quando seus desejos e vontades, são diferentes das demais meninas que tem ou não a sua idade.

Quando você não quer ocupar cargos de liderança, quando não se sente bem tratando de determinado assunto, quando você sente dificuldades em se enturmar com a maioria das meninas do seu bethel.

Não transforme isso em algo que possa te afastar das demais pessoas. Pensar diferente pode sim ser normal.

Mesmo sabendo de tudo isso você ainda não sabe o que fazer?

Então vou te contar o que aprendi com essa princesa da Disney.

Estar ou não dentro dos padrões não define quem você é ou o que você vai ser.

Não existe “estar atrasado” na vida, você pode sim fazer as coisas no seu tempo e isso não está errado.

Talvez você ainda não saiba no que você é boa e você pode sim mudar de ideia no meio do caminho.

Olha! Não estou dizendo que você deva parar de estudar, ou que tenha que sair do seu emprego, do seu bethel e esperar a resposta de quem você vai ser cair do céu, isso não acontece nem no mundo mágico da Disney. Você NÃO PODE ficar parada esperando. Estude! Corra atrás e acredite em você.

A Mulan teve que ir para a guerra para descobrir quem ela era e foi sendo “errada” que ela descobriu que era boa para lutar, para vencer e para salvar a China.

Ela foi capaz de derrotar o exercito Huno sozinha, porque acreditou em si mesma.

Não, eu não estou dizendo que você vai salvar o mundo, mas eu posso garantir que você vai se encontrar.

Não tenha medo de ser quem você é, acredite em si mesma e nunca se esqueça de que com um pouquinho mais de esforço você será capaz de ser o que quiser.

*Abraçoterapia foi um curso fictício criado para não ter que escolher um em específico.

Beatriz Nunes


0 comentários:

Postar um comentário

Com amor de Jó,