25 Anos de Filhas de Jó Brasil - Lista de discussão




A Lista de Discussões das Filhas de Jó foi criada pela irmã Ana Paula Maciel para servir como um canal de comunicação entre membros e conselheiros da Ordem Internacional das Filhas de Jó, tinha como regra que não era permitido discutir ritualística na internet. Ela contou com ajuda de vários colaboradores para ajudar na moderação da lista de discussões no período que o fluxo de mensagens eram muito intensos.


A lista com mecanismo de distribuição começou em outubro de 97, via provedor vip-cgr.com.br de Cid Castello, um senior DeMolay mas já se conversava em grupo antes disso, colocando todo mundo nos remetentes e usando o "Responder a todos".


Mas o que seria lista de distribuição??

O conceito de lista de distribuição era simples. Um grupo de pessoas com um interesse comum (por exemplo, filosofia) gostaria de trocar mensagens sobre esse assunto. Estas listas funcionavam da seguinte forma: em algum computador na Internet, instalava-se um programa chamado gerenciador de lista ou listserver. Esse programa mantinha uma lista dos assinantes da lista, recebendo e mandando mensagens de forma semi-automática. Esse programa era acionado por um endereço eletrônico, isto é, esse endereço se parece com um endereço de um usuário comum, mas era o programa que recebia as mensagens e as processava. Portanto, todos recebiam o que todos escreviam, de forma automática, em um endereço único.

Em setembro de 1999 migramos para o egroups.com. e a lista contava com a participação de 114 pessoas, sendo de 13 estados e 29 betheis participando.


Com o crescimento da comunicação via internet na época o numero de filhas de Jó que se comunicavam via -email, icq e irc era cada vez maior. Como sabemos a Ordem era ainda muito recente em nosso pais e o material informativo ainda estava sendo traduzido, ainda não havia uma tradução completa deles dificultando muito o estudo por parte das filhas de jó e adultos que faziam parte dos Conselhos. Cada Bethel trabalhava de uma forma, criando "usos e costumes" próprios, em virtude da falta de informação sobre a forma correta de agir. 
Por isso era muito frequente interpretações equivocadas dos procedimentos e falta de informações sobre os mesmo. As filhas de jó buscavam cada vez mais nas conversas via rede informações e discutir as "diferenças" entre os Betheis, repassando então os "usos e costumes" a outras filhas de jó em todo o país, disseminando ainda mais, práticas, na maior parte das vezes, erradas ou incongruentes com as nossas leis e regulamentos.

Outro problema enfrentado nesse período foi a falta de informação relacionado a segurança da web. Uma mensagem eletrônica, conversas em IRC e mesmo de ICQ podiam ser facilmente interceptadas em seu caminho ao destinatário.  As conversas sobre ritualística entre os membros era cada vez mais frequentes na internet que confiavam que ninguém mais alem do seu remetente poderia ter acesso as mensagens.

Dessa forma  a Lista de Discussões tornou-se mais do que um "ponto de encontro" de Filhas de Jó e membros de Conselhos, virou um lugar seguro para a troca de informações entre as pessoas envolvidas como tios, tias e membros , com acesso a material oficial e seguro sobre a Ordem, dessa forma pode-se monitorar a troca de informações e identificar quando havia alguma informação errada ou equivocada.

Entre os procedimento para participar da lista foi optado pelo convite automático pois assim facilitava a entrada de todos já que nem todos ainda conheciam como funcionava a lista, ou ainda poderiam achar muito complicado o procedimento, evitaria a inscrição compulsória já que era possível que algumas pessoas não optem em participar e incentivar a entrada de novos participantes através da simplificação do processo.

Cada participante recebia uma mensagem padrão de boas vindas e com instruções do remetente "eGroups.com Manager". 



Mensagem padrão




A partir do momento em que o usuário se inscrevia na lista, ele(a) começava a receber automaticamente mensagens relativas a lista em sua caixa de correios. O usuário poderia se inscrever em quantas listas quiser. O volume de mensagens dependia dos emails enviados para a lista pois todas as mensagens  para a caixa de correio do usuário. Portanto, deveria ter uma boa administração para não "ficar perdido" com tantas mensagens.



Regras da Lista de discussão



A lista de discussão conta 1424 associados no banco de dados e como a troca de informações através das redes sociais, especialmente pelo facebook é muito rápido, seja pelos dispositivos moveis ou não acabou que o fluxo de troca de emails foi diminuindo entre os associados.   


Fonte: 
Emails da lista de discussão das Filhas de Jó e acervo pessoal da irmã Ana paula Maciel.






Um comentário:

  1. Essa lista de discussão era otima. Serviu-me de guia de conhecimento de orientação em todos os assuntos em relação a Ordem.Foi muito enriquecedor pra mim e pra muitos.

    ResponderExcluir

Com amor de Jó,