25 anos de Filhas de Jó Brasil



Há 25 anos, no dia 13 de março 1993 nas dependências do Hotel Glória na Cidade do Rio de Janeiro, era fundado o Bethel #001 Rio de Janeiro Mater da América Latina.

O primeiro contato das meninas com as Filhas de Jó Internacional aconteceu durante uma Cerimônia Pública da Ordem DeMolay através de informações dadas pelo Tio Alberto Mansur.

As primeiras 64 Filhas de Jó iniciadas - de todos os lugares do Brasil -, eram em sua maioria parentes dos maçons da Loja Praça Seca e/ou irmãs de Demolays (uma boa parte eram filhos de Maçons). As garotas que não tinham o parentesco exigido na época, foram apadrinhadas pelo Tio Mansur que assinou as petições.

A primeira triáde foi formada pelas irmãs: Carla Eliana de Araujo Pacheco - Honorável Rainha, Claudia Paes -1ª Princesa e Mariana Pereira Amorim - 2ª Princesa, formação que permaneceu por 2 gestões.


O primeiro ritual demorou um pouco para ser traduzido, pois feito ao pé da letra, e o trabalho foi realizado pelo Tio Mansur com auxilio de um grupo selecionado por ele.

Muita dedicação e um grande esforço era percebido em todas as pessoas que faziam parte do Bethel, cada uma ajudava da maneira que podia para se familiarizar com a ordem.

O Tio Francisco de Assis Santiago sabendo da fundação do 1º Bethel da Ordem Internacional das Filhas de Jó no Brasil, e sendo convidado não mediu esforços para se fazer presente a esta sessão. E foi participar juntamente com a tia Joana Fernandes de Araujo Santiago, sua esposa. Os dois se deslocaram para a cidade maravilhosa. na verdade não sabiam o que seria de fato a Ordem, apenas tiveram a informação que seria uma instituição que iria trabalhar com jovens do sexo feminino.

A autorização foi dada, mandaram uma cópia dos trabalhos que seriam desenvolvidos. Foram escolhidas 15 mulheres, dentre elas algumas já faziam parte do Conselho Protetor, outras não. Contam as pessoas que vivenciaram estes momentos inesqueciveis como foi díficil de entender as partes do ritual. Muitos ensaios foram realizados. A força de vontade dessas senhoras era tao imensa que aos poucos tudo ia se encaixando.

Tudo pronto, chegou o grande dia, 10 de junho do ano de 1993, as 9h, no templo da Loja Maçonica Regeneração do Seridó, foi fundado e instalado o Bethel 01 Caicó Rio grande do Norte, o segundo do Brasil.

E assim foram os primeiros passos para a existência do Bethel 01 Caico Rio Grande do Norte. Depois veio a expansão da Ordem Internacional das Filhas de Jó com a fundação dos seguintes Betheis:

Bethel de Paulo Afonso/BA no dia 23/10/1993
Bethel de Porto Alegre,RS no dia 11/09/1993
Bethel de Mossoró/RN  no dia 21/11/1993




Fonte: Textos publicados no blog e compilados de informações passadas por pessoas que participam da organização

0 comentários:

Postar um comentário

Com amor de Jó,