*BETHEL BEAU – UM DEMOLAY NO BETHEL??



*Texto escrito por Ludmila Penoni baseado em pesquisas diversas. As informações contidas nesse texto são especificas do Canadá e não se tratam de algo padronizado ou oficializado pela FJI e sua aplicação deve ser autorizada.¨Beau¨também significa "belo" em francês e não precisa ser um Demolay, pois suas atividades se baseiam em divulgação das Filhas de Jó como todo. Além disso, lembramos que nenhuma alteração na ritualística das Filhas de Jó internacional é permitida, bem como a aplicação do "Bethel Beau" deve obedecer as regras de cada jurisdição. Para mais informações consulte o SDA da sua jurisdição.
*Texto publicado em 13/08/2015 e editado em 05/02/2018


Já pensou um menino fazendo parte de nossos trabalhos? Pois é, existe. Não, não estou falando de iniciar um garoto em uma organização chamada Filhas de Jó. Mas alguns Betheis e jurisdições em outros países contam com a ajuda de um Bethel Beau, que é um garoto, um DeMolay.

A palavra Beau (lê-se Bôu), traduzida do inglês seria algo com “namorador”, um significado que não condiz com a função do Beau, claro. Por minha conta e risco, vou usar a expressão “Companheiro do Bethel” para me referir, em português, ao garoto que ocupa essa função.


Thomas Loraas, Bethel Beau do Bethel #13 de Edmonton, Alberta, Canadá pronto para escoltar as Filhas de Jó durante a cerimônia de instalação das oficiais do Bethel.

Muitas vezes, o Companheiro do Bethel é escolhido pelas oficiais do Bethel através de votação simples. Quando elas percebem que determinado DeMolay se interessa pelas suas reuniões e está sempre disposto a ajudar, uma moção pode ser feita para que aquele garoto seja o Beau. Em outros casos, quando há uma tradição em se escolher um Companheiro a cada gestão ou ano, e há interesse explícito por parte de mais de um DeMolay em ocupar tal função, pode ser feita uma prova de conhecimentos gerais da Ordem. Obviamente, não há nada ritualístico na prova.

Esse tipo de seleção (prova) também é usado para o caso de se escolher um Beau para uma jurisdição. Pode haver também entrevista pública (como a que acontece em alguns concursos de Miss). Ou, no fim das contas, pode haver prova escrita + entrevista + votação por parte das Filhas.

Mas pra que serve um Beau? Sua maior função é ser uma ligação entre o Bethel e o capítulo DeMolay (daí o guri ser um DeMolay!). É uma forma de unir as ordens paramaçônicas, para que o bem e a caridade sejam exercidos com muito mais força! Além disso, como eu disse antes, ele ajuda o Bethel. Na divulgação da ordem, na busca por meninas que queiram fazer parte da ordem, na realização de eventos, na busca por patrocínios...


Thomas Loraas recebendo sua faixa e seu mascote de Bethel Beau.

 
Como este não é um cargo oficial, não há um juramento oficial para o Beau. Entretanto, é comum que os Betheis façam uma cerimônia de instalação do Companheiro do Bethel, sendo que o DeMolay escolhido aceita formalmente seu “cargo”. Como exemplo, esse texto a seguir é a tradução do texto usado pelo Bethel Canadense #13 de Edmonton, para instalção do Beau:


“Você foi eleito Bethel Beau do Bethel #__. Isso é uma honra e um privilégio, e deve ser levado a sério. Seu dever será agir como um irmão e um amigo de todas as Filhas do Bethel, se lembrar de seus aniversários, e servir como uma ligação entre o Bethel e a Ordem DeMolay, ajudando a promover uma amizade fraternal entre as duas ordens. Como você não é um Mestre Maçom ou um pai de Filha de Jó, você não pode participar de nossas runiões ritualísticas. Porém, você sempre será bem vindo em nossos encontros sociais, em nossas filantropias e eventos para arrecadações de fundo para o Bethel, além de nossos almoços e jantares após as reuniões. Você aceita o seu cargo?” 


Por parte dos DeMolays, existe a “Chapter Sweetheart” (em tradução livre – e bem ruim por sinal!! – a “Queridinha do Capítulo”). São meninas (mas não necessariamente Filhas de Jó) que, como o Beau para o Bethel, ajudam o Capítulo Demolay na divulgação e realização de seus trabalhos.


Esses cargos mostram a família maçônica querendo se unir, e eu, particularmente, acho isso lindo. Vamos nos amar, pessoal! Vamos ser uma verdadeira e imensa família! Vamos praticar o bem ao próximo, vamos ser solidários! E se pudermos contar com a ajuda da família, que coisa maravilhosa, hein?







3 comentários:

  1. Legal! Gosto muito da Ordem e estou sempre presente em todas as cerimônias públicas quando posso. Acho que isso deveria ser mais divulgado entre os betheis do país. Que traduzissem o livro job's daughters bethel beau handbook e enviassem a todas as meninas tbm. Adoraria ser um Bethel Beau. haha'

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a ideia juntar a família por um projeto maior é sempre muito bom ^^

    ResponderExcluir
  3. Aqui no Brasil chapter sweetheart seria falado, pelo menos na Ordem DeMolay como Irma de Coração

    ResponderExcluir

Com amor de Jó,