A ORIGEM DO O TRIANGULO - PARTE 1




 O emblema de TRÊS PONTAS é marca registrada e emblema oficial da ordem das Filhas de Jó Internacional. Consiste em um triangulo duplo encerrando uma réplica de três garotas usando túnicas, capas e coroas, segurando uma cornucopia, uma poma e uma urma, dentro do triangulo interno, e as palavras "I YOB FILIAE" na base, entre os triangulos interno e externo.




Mas você conhece a origem do TRIANGULO?! 

 


No alfabeto grego encontramos o delta como a quarta letra, D, sendo sua figura o triângulo equilátero. Segundo Diaz de Carvalho, uma, ou mesmo duas linhas geométricas não podem representar um corpo absolutamente perfeito, entretanto três linhas, ao se unirem, formam a primeira figura regular e perfeita, a primeira perfeição. Nenhuma figura tem maior utilização na simbologia maçônica, por vezes representado por três pontos. 


Tal como exposto por Ramée, o o triângulo, composto por três linhas e três ângulos, forma um todo completo e indivisível. Todos os outros polígonos se subdividem em triângulos e são compostos por triângulos, o que faz deste o tipo primitivo, base à construção de todas as superfícies. Para os simbolistas os três ângulos representam Sabedoria, Força e Beleza, atributos de Deus, e também Sal, Enxofre e Mercúrio, segundo os hermetistas, princípios da obra de Deus. Os três ângulos representam ainda os três reinos da natureza, mineral, vegetal e animal, e as três fases da revolução perpétua, Nascimento, Vida e Morte, revolução que Deus governa sem ser governado.

O triângulo representa a Tríade ou Trindade, Triada, em grego, Trindadem, em latim, Trimurti, em sânscrito. Para os cristãos, Pai, Filho, Espírito Santo. A letra delta e o sentido que carrega originou a palavra Deus no sânscrito, Diaus, e nas línguas latinas, Dia e Deus, tal como chegaram até nós. Em grego, devido a razões de pronúncia, o vocábulo, escreve-se Théos.



Fonte:

3 comentários:

  1. Adoooooro essas curiosidades... ;) cara da mana Semi!!
    hauhaiahuah :*

    ResponderExcluir
  2. nao gosto que ficam espono DEUS asim essa obra de arte ai e boa fez e faz sucesso mais eu nao gosto bom nao e todo mundo que tem que gosta ne so acho que vcs precisam preserva DEUS o nome dele porque ele e todo PODEROSO e fika pono uma imagem ridicula e falando que e pai filho e espirito santo? como assim vcs realmente nao sabe o que e isto so acho.

    ResponderExcluir

Com amor de Jó,