FDJ DA SEMANA


“Não se nasce mulher: torna-se". 
 Simone de Beauvoir 

Leitora ávida desde criança, apaixonada por história, não se admira que, sendo meu pai maçom, eu adorasse a maçonaria. Quando criança, eu costumava dizer que, quando crescesse, eu seria também “maçona”. E, pesquisando sobre maçonaria nas redes sociais, conheci a Ordem Internacional das Filhas de Jó. Apaixonei-me imediatamente e comecei minha pesquisa em busca de um Bethel em Campina Grande. Àquela época eu tinha 13 anos, era 2006, e Campina Grande infelizmente ainda não tinha Bethel. Minha tristeza foi enorme, mas eu não desisti. 

Quase três anos depois eu fiz contato com um DeMolay do Capítulo “Deus, Pátria e Família” nº08, que me informou que a Loja Maçônica Regeneração Campinense nº 02 estava com planos de fundar um Bethel. Assim que pude, entrei em contato com Tia Edna Monteiro, aquela que seria a nossa primeira Guardiã. Convenci a minha irmã, Natália Melo, a fazer essa peregrinação ao meu lado, onde ela sempre esteve. 

Acordei às 06h da manhã no dia 14 de fevereiro de 2009. Eu não conseguia dormir de tão ansiosa que estava pela minha iniciação. E minha ansiedade tinha fundamento, afinal a OIFJ se mostrou ainda mais linda do que eu imaginava. Fui iniciada ao lado de 17 peregrinas, que juntamente com as nossas quatro fundadoras, foram a força que impulsionou o Bethel #008 “Honorável Rainha Elba de Souza Monteiro” para frente, e além. Minha iniciação, três dias depois do meu aniversário, foi o melhor presente que eu já ganhei em toda a minha ainda curta vida. 

Eu fui instalada como Membro do Coral, ao lado das irmãs Natália Melo e Renaly Maia, e é ao Coral que eu devo minha posição como Filha de Jó e tudo o que sei sobre a Ordem. Natália assumiu uma vacância entre as Oficiais, e a Honorável Rainha Clarissa Santos instruiu a mim e a Renaly para que estudássemos muito. Como Membro do Coral eu ocupei diferentes cargos e aprendi suas lições, treinei-me a estar sempre preparada para ajudar minhas irmãs no que precisassem, e aprendi o quanto aquelas posições, as quais nem sempre se dá valor devido à sua humildade, são importantes para o funcionamento de um organismo. Foi como Membro do Coral, e sob o incentivo de Clarissa, que eu fiz o meu primeiro concurso de Miss Filha de Jó Paraíba, com apenas cinco meses de iniciada, e então começou o meu amor pelos concursos de Miss Filha de Jó, por incentivarem que a Filha dê o melhor de si para a Ordem. 

Minhas irmãs estiveram sempre ao meu lado desde a iniciação, e eu sei que fiz verdadeiras amigas que, desejo eu, levarei ao meu lado durante toda a vida. Eu mudei muito com a Ordem, amadureci muito, e amadureço e aprendo mais a cada dia. A Ordem Internacional das Filhas de Jó está formando a mim, formou a milhares de meninas e ainda vai formar milhões em grandes mulheres. Acredito que seja isso que Ethel queria para nós: que não apenas nos formássemos mulheres, mas sim que nos formássemos grandes mulheres, através de nossas lições. 


Letícia de Mélo Sousa
Membro do Coral e PHR do Bethel #008 “Honorável Rainha Elba de Souza Monteiro” Campina Grande, Paraíba, Brasil.
Miss Filha de Jó Paraíba 2010-2012

5 comentários:

  1. Onw, que linda *-*
    ;**

    ResponderExcluir
  2. Parabéns sis! adorei conhecer um pouco mais sobre você! :))))

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosa sua historia, linda sobrinha. Estou emocionada. Minha linda filha de 13 anos acabou de ser iniciada. Estamos muito felizes. Que GADU esteja conosco nessa caminhada cheia de aprendizado. Paz Profunda.

    ResponderExcluir
  4. Sou DeMolay de um capítulo paulistano, estou passando pra dizer que essa menina é muito linda, e ganhará qualquer concurso de beleza que participar! kkkk

    Bjs!

    ResponderExcluir

Com amor de Jó,